Para realmente entender a seleção de rolamentos, é importante primeiro entender como eles podem falhar. Embora a função subjacente seja sempre semelhante, proliferam diferentes tipos de rolamentos porque diferentes aplicações e ambientes operacionais impõem tensões muito diferentes aos rolamentos.

nadella rolamentos brasil

Os rolamentos falham prematuramente devido a danos causados ​​por problemas comuns, como lubrificação inadequada, contaminação corrosiva ou por partículas, sobrecarga e instalação inadequada. As causas precisas desses problemas podem variar amplamente dependendo do material utilizado e do ambiente operacional.

Enquanto isso, as implicações operacionais e de custo da falha/manutenção/substituição do rolamento podem variar amplamente entre as aplicações. Para um equipamento de fabricação que precisa ser parado diariamente para inspeção, por exemplo, a lubrificação frequente ou a substituição ocasional de rolamentos podem não ser um problema. Nestas situações, o custo adicional de soluções mais avançadas pode oferecer poucas vantagens. Mas para aplicações no outro extremo (como rolamentos para satélites) pode ser necessário ter sucesso em condições onde nunca serão mantidas.

Abordaremos os principais fatores que podem causar falhas nos rolamentos com mais detalhes abaixo.

Principais fatores de falha de rolamento:

Matérias estranhas: Partículas estranhas, incluindo sujeira, areia, fiapos, poeira e aparas de metal, podem causar desgaste nos rolamentos. Matérias estranhas são um fato comum em alguns ambientes operacionais, e a vedação inadequada pode contribuir ainda mais para níveis desnecessários de partículas abrasivas.